Laudo de Avaliação de Imóvel

O serviço de avaliação de imóveis é realizado seguindo a NBR 14653-2, o laudo determina o valor real de uma propriedade para um objetivo específico, em data e situação determinadas. Este processo é considerado fundamental em diversas situações.

 

Por esse motivo, o serviço prestado por profissionais de engenharia e arquitetura é necessário em casos de compra e venda de imóvel, de processos judiciais envolvendo a propriedade,entre outros. Para juízes, promotores e advogados, saber a precificação correta do imóvel é determinante no julgamento de casos como heranças, divórcios e outras ações. Já para instituições financeiras, o laudo de avaliação é de extrema importância, pois garante à segurança sobre o valor, a documentação e a conservação da propriedade. Além disso, o laudo de avaliação de imóvel é exigido em casos de desapropriação, quando o documento é solicitado pelo poder público para estabelecer o valor da base tributária do imóvel e quando há incorporação, fusão, cisão ou dissolução de sociedades em empresas privadas.

 
Finalidades:

– Compra, venda e locação;
– Garantias bancárias;
– Indenizações;
– Fusões;
– Desapropriação;
– Renegociação de contratos de locação;
– Revisão de IPTU e ITBI;
– Inventário;
– Partilha de bens;

 
Informações no laudo técnico:

– Localização;
– Características arquitetônicas e construtivas;
– Falhas ou anomalias;
– Benfeitorias;
– Aspectos físicos – construtivos, qualitativos, quantitativos e tecnológicos;
– Aspectos funcionais – arquitetônicos, de projetos, paisagísticos e funcionais;
– Aspectos relacionados com o estado de conservação, apontando eventuais desgastes ou danos de qualquer origem;
– Pesquisar a idade real da edificação, relacionando a existência de edificações e benfeitorias que não constem na documentação;
– Demais aspectos relevantes à formação de seu valor.